Mudanças entre as edições de "Horário de Verão - Documentos Eletrônicos"
Linha 1: | Linha 1: | ||
− | '''<big><big>1 - Objetivo</big></big>'''<br /><br> | + | [[Categoria:Consultor's]]'''<big><big>1 - Objetivo</big></big>'''<br /><br> |
Orientar os usuários do sistema Consultor’s sobre o horário de verão e ajustes necessários no sistema.<br><br> | Orientar os usuários do sistema Consultor’s sobre o horário de verão e ajustes necessários no sistema.<br><br> | ||
Edição das 15h33min de 15 de outubro de 2015
1 - Objetivo
Orientar os usuários do sistema Consultor’s sobre o horário de verão e ajustes necessários no sistema.
Para reduzir o consumo de energia elétrica no país, o governo brasileiro adota todos os anos uma mudança em alguns estados brasileiros para que se possa aproveitar a luz natural.
O Horário de verão(Mais Dados) como é denominado, será aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto os estados participantes são:
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- São Paulo
2 – A quem se aplica?
Estas informações se aplicam a todos os clientes que emitem documentos fiscais eletrônicos e que possuem filiais em outros estados onde o fuso horário é diferente do fuso onde o servidor de acesso remoto (servidor onde fica hospedado a solução da CGI Software) está hospedado e acessam o Consultor's remotamente.
Exemplo: Minha empresa possui matriz no Rio Grande do Sul onde está hospedado o servidor que transmite os documentos fiscais eletrônicos para o governo, porém possuo uma filial no Mato Grosso. Sabe-se que o estado do Mato Grosso possui um fuso horário de -04:00, enquanto o Rio Grande do Sul possui um fuso horário de -03:00.
A hora de envio dos documentos fiscais eletrônicos pelo Consultor's será buscado pelo horário do terminal server(TS) que será pelo fuso do Rio Grande do Sul onde o mesmo está hospedado.
Quando é gerado o XML são criados vários campos para transmitirmos os documentos para o governo, dentre eles está um que contém a data/hora/fuso. A receita federal possui validações para que o XML que foi criado possua no máximo um minuto de diferença entre o momento da transmissão do documento e o momento do recebimento do XML na Receita Federal. Se a diferença ultrapassar esse limite é retornado uma rejeição do XML (Rejeição (578): A data do evento não pode ser maior que a data do processamento).
Para que essa rejeição não aconteça é necessário realizar algumas configurações, conforme explicado a seguir.
3 – Instrução/Orientações
Acessar a tela de configurações do módulo desejado, seja ele NFe, MDFe, CTe, NFSe e NFCe, e clicar no botão avançado.
Após informar no campo "Fuso Horário Verão" a diferença em número inteiro(pode ser positivo o negativo conforme o fuso da UF) de horas do terminal server e do horário da UF que deverá ser transmitida os documentos.
Exemplo: No caso citado no item 2 desta news, necessito enviar para a UF do Mato Grosso onde o fuso horário é -04:00, sendo que meu servidor esteja hospedado no Rio Grande do Sul e o fuso é -03:00, vou informar "-1" no campo "Fuso Horário Verão", que quando enviado os arquivos XML será transmitido co o fuso de uma hora a menos que a hora atual, fechando o horário do sistema Consultor's com a UF enviada, que no caso é Mato Grosso.