Relatório Anual do PCMSO

De Wiki CGI Software de Gestão
Edição feita às 10h08min de 17 de maio de 2017 por Csc (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa


Para o que é utilizado?

O programa met020r - Relatório Anual do PCMSO é utilizado para imprimir o relatório do PCMSO (programa de controle médico de saúde ocupacional) dos empregados.
A NR 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
É um programa que em conjunto com os demais somará forças em prol da saúde dos trabalhadores.
Tem caráter de prevenção, mapeamento precoce e diagnóstico dos agravos a saúde dos trabalhadores, além da constatação dos casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis causados por riscos do trabalho ou quaisquer situações ligadas ao ambiente de trabalho.
O PCMSO também serve para que a empresa acompanhe através de exames, se ações de segurança tem sido eficientes ou não e normalmente é feito com base no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Ele usa os dados coletados na análise do ambiente levantados no PPRA para definir sua estratégia. Como ambos são programas de saúde, devem trabalhar em sintonia. E isso mostra importância do PPRA ser bem elaborado.

Como utilizar?

O menu para acesso ao programa met020r - Relatório Anual do PCMSO está disponível em: Medicina do Trabalho > Relatórios > Relatório Anual do PCMSO conforme mostra a imagem abaixo.


Acessomet020r.png


Ao abrir o programa, o usuário irá se deparar com a seguinte tela, conforme imagem abaixo:

Met020r.png


Campo
Descrição / Comentário sobre os campos
Exemplo de Preenchimento
Do Sindicato Esta opção de filtro, é usada para listar somente os empregados de determinado ou uma sequência de sindicatos. Do Sindicato 0 até 999.
GPS do 13º Salário Campo que deve ser marcado, quando o usuário for gerar os dados previdenciários dos empregados, da competência 13.
GPS de Tomadores (Prestação Serviço) Nos casos em que a empresa possui mais especificamente obras e aloca seus funcionários nas mesmas, por possuir diferente alíquota de INSS, retenção de INSS e etc, deve ser feito uma GPS específica para este tomadores, que são nada menos que um prestador de serviço, lembrando que quando marcada esta opção, o sistema vai ir dentro do movimento rateado verificar se existe movimento (Controle de Custos > Manutenções > Movimento Calculado Rateado), caso não houver, ele busca dentro do cadastro do setor, onde possui uma aba para vincular tomadores na unidade (Administração > Manutenção > Procedimentos Eventuais > Cadastros > Unidade Organizacional, dentro da aba Tomadores).
GPS para FPAS Informado Quando a mesma filial possui duas FPAS informado dentro da Unidade na aba "Sefip da Unidade", deve ser marcado esta opção, onde abaixo irá habilitar o campo "FPAS" para informar o código.
Lançar automaticamente desoneração da parte da empresa na filial .