Confira as novas regras para geração do CIOT

De Wiki CGI Software de Gestão
Edição feita às 12h37min de 31 de janeiro de 2020 por Cjc (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

1 - Objetivo
Orientar os usuários do consultor' s sobre a nova regra para CIOT.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, aprovou, na terça-feira (17/12) a nova resolução nº 5.862, que regulamenta a geração do Código Identificador da Operação de Transporte – CIOT.

2 – Instrução/Orientações
Nova regra para CIOT: A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, aprovou, na terça-feira (17/12) a nova resolução nº 5.862, que regulamenta a geração do Código Identificador da Operação de Transporte – CIOT.

No prazo de 45 dias, todos os contratantes ou subcontratantes deverão começar a emitir os CIOTs via meio de Pagamento Eletrônico de Frete (PEFs) habilitadas na ANTT.

Anteriormente, era obrigado apenas contratantes de frete que realizavam a operação com autônomo ou equiparado (empresa com frota de até 3 veículos). No entanto com a entrada da nova resolução nº.5.862 a geração de CIOT se estende a qualquer tipo de transportador: portanto qualquer operação deverá ser gerado o CIOT.

O não-cumprimento aos procedimentos previstos na Resolução acarretarão em multas de R$550,00 a R$10.500,00 por infração cometida.

Foi solicitado a todas integradoras de CIOT para que fosse enviado o Manual de integração.

As alterações referente a programa e a geração do XML serão disponibilizadas até dia 31/01.

Cada Cliente ficará responsável por sua empresa para entrar em contato com a CGI solicitando a atualização necessária conforme sua operadora de CIOT

A resolução entrará em vigor no dia 01/02/2020.



3 - Alterações realizadas no CGI


Conforme a resolução da ANTT estamos repassando as alterações referente ao sistema CGI para a emissão do CIOT

1 - Alteração


Alteração nas parametrizações da Operadora do CIOT (Programa CIOT002) Existe uma nova opção chamada (Obriga a informar dados para validação do valor mínimo de frete), caso esta opção estiver marcada, a mesma obriga ao usuário informar os dados necessários para o envio do CIOT no momento da emissão da carta frete. Caso contrário não será validada a informação no momento da inclusão da Carta Frete e o CIOT poderá ser rejeitado por falta de informações.