Importação de arquivos XML - MOV055 - EDI300d

De Wiki CGI Software de Gestão
Edição feita às 17h56min de 29 de novembro de 2012 por Administrador (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

1 Objetivo Repassar aos usuários do sistema a utilização do programa EDI300, para importação de arquivos XML e geração do documento deste arquivo. 2 Descrição do processo A partir de arquivos XML recebidos dos fornecedores, é possível importá-los através do programa edi300d e realizar a importação do documento pelo programa mov055. Com isso não é necessária a digitação manual do documento pelo programa mov015d (Nota de Entrada).

No menu geral, acessar: Integrações > Concessionárias > Manutenções EDI.



Pelo botão Importação XML é o acesso ao EDI300d para efetuar a importação dos arquivos.







Descrição dos campos:

- Arquivo Entrada: Informar o local onde se encontra o arquivo XML para importação. O XML deve conter no nome a palavra procNfe, pois é onde está a autorização de uso da Receita.

- Arquivos Importados: Informar o diretório para onde os arquivos XML deverão ser movidos após a importação. Opcional. Caso deixar em branco o arquivo de entrada não será movido.

- Histórico Operação: Informar o histórico correspondente a operação, como por exemplo, Compras, Devolução de Vendas, etc.

'Tipos de históricos compatíveis com o programa são:
- Compra
- Outras Entradas
- Entrada Trânsito
- Manutenção Realizada por 3os
- Entradas Extra
- Dev. Venda
- Dev. Venda Simbólica
- Dev. Venda Futura
- Dev. Baixa Venda Futura
- Dev. Saída Trânsito
- Dev. Outras Saídas
- Dev. Outras Saídas Simbólica
- Dev. Remessa Garantia
- Saídas Extra



- Parâmetro: Parâmetro do Histórico de Operação é preenchido automaticamente, se informado no cadastro do histórico.
Conforme o Histórico informado, pode-se informar o Fornecedor ou cliente quando devolução de venda.

- Fornecedor: Pelo código do CNPJ do arquivo XML, faz-se a verificação no cadastro de Fornecedores do sistema e com isso o código do Fornecedor é preenchido automaticamente.

- Cliente: Pelo código do CNPJ do arquivo XML, faz-se a verificação no cadastro de Clientes do sistema e com isso o código do Cliente é preenchido automaticamente.

- Chave NFe: Este campo será preenchido automaticamente quando selecionado o arquivo, informado no campo Arquivo Entrada.

- Série: Informar uma série para esta nota, se deixar em branco assume a série que consta no XML.

- Condição: Informar condição para geração do documento (A vista, A prazo). Preenchimento automático quando configurado no parâmetro do histórico (botão Geral 3 – est052d9).

- Tipo Nota: Informar o tipo do documento a gerar, se Nota ou Fatura. Preenchimento automático quando configurado no parâmetro do histórico (botão Nota Fiscal – est052d4).

- Operação Fiscal: Informar o código da operação fiscal a ser gravado quando a nota não possuir itens (entrada/saída extra). Caso a nota tiver itens, a operação fiscal é informada nos itens (botão Validar Mercadoria)

- Estatística: Essa informação vem do parâmetro do Histórico (botão Geral 2 – est052d8) e é usado quando não tem decisão de estatística cadastrada (tela est029).

- Código Digita: Informar o código de mercadoria que deseja usar para efetuar o relacionamento na validação das mercadorias.

- Aplica fator de conversão do Fornecedor: Se marcada esta opção e existentes configurações para utilização do Fator de Conversão do Fornecedor, o sistema efetua os cálculos e importação das quantidades das mercadorias importadas, conforme estas configurações.

- Atualizar NCM do XML na Mercadoria: Se marcada esta opção o sistema substitui o NCM da mercadoria pela informação existente no XML.

- Chamar procedimento para geração do documento: Se marcada esta opção, ao final da importação do XML vai abrir a tela do programa mov055d6 para confirmação da geração do documento.

- Informar parcelamento quando não vem a tag nDup: Quando no XML não constar a tag nDup, onde tem a relação das parcelas da fatura, se marcada esta opção o sistema abre o programa edi300d5 para informação manual do parcelamento da fatura.

'- Mercadoria Padrão: Opção específica.

- Credita ICMS: Ao acessar os itens (botão Validar Mercadorias – edi300d1), pode-se marcar os mesmos para se creditar ou não do ICMS nos livros fiscais (quando tiver valor de ICMS no XML). Marcando essa opção, em todos os itens da tela (edi300d1) trará como padrão marcada a coluna Credita ICMS.

- Credita IPI: Ao acessar os itens (botão Validar Mercadorias – edi300d1), pode-se marcar os mesmos para se creditar ou não do IPI nos livros fiscais (quando tiver valor de IPI no XML). Marcando essa opção, em todos os itens da tela (edi300d1) trará como padrão marcada a coluna Credita IPI.

Botões:

- XML: Se o cliente tiver configurado o Painel XML, ao clicar no botão XML vai abrir a tela para selecionar o arquivo. Ao exportar, o arquivo fica disponível no diretório padrão do sistema.

- Consultar NFe: Acessando este botão poderá visualizar os dados do arquivo XML em ordem (estruturado).

- Validar Mercadorias: Acessar este botão para fazer a associação entre o código da mercadoria recebida no XML e o código da mercadoria cadastrada no sistema. Na primeira associação da mercadoria será gravado na tabela de Fornecedores da Mercadoria, e para as importações seguintes, já trará automaticamente esse relacionamento. Também há campos para marcar/desmarcar o crédito de ICMS e IPI. Na coluna Operação Fiscal o programa traz a CFOP conforme o código que está no XML (Ex: se no arquivo estiver informado 5.102, é sugerido no programa 1.102). Deve-se ter atenção nesse campo, pois há casos em que deve ser modificado (ex: compra de consumo próprio, onde na nota do fornecedor traz com 5.102 e a entrada deve ser 1.556). Outros campos existentes neta tela edi300d1, são Estat., CST PIS-XML, CST COFINS-XML, CST PIS-MERC, CST COFINS-MERC, CST ICMS, CST IPI, NCM, NCM-MERC, TRIB-MERC E DESCRIÇÃO. Os campos CST PIS-XML e CST COFINS-XML mostram os dados do XML. Os campos CST PIS-MERC, CST COFINS-MERC, CST ICMS, CST IPI, NCM, NCM-MERC, TRIB-MERC e DESCRIÇÃO mostram os dados conforme o cadastro da mercadoria e serão gravados na importação.

- Classificação: Ordena o browse conforme a opção selecionada.

- Cadastrar Mercadorias: Através deste botão é possível acessar o cadastro de mercadorias.

- Replicar Código de Mercadoria: Ao digitar um determinado código de mercadoria na coluna correspondente ao código da mercadoria (Reduzido, Usuário, Referência ou Barra), e clicar no botão Replicar Código de Mercadoria, este código informado será preenchido para todas as linhas a seguir.

- Veículo: Este botão só é habilitado quando o histórico da operação utilizado for do tipo Manutenção Realizada por terceiros, para associação dos dados do veículo (Chassi, Placa, Km).

- Avançado: Se marcada opção Gravar padrão por usuário, ao importar um arquivo, quando acessar novamente o programa as opções informadas na tela edi300d, ficarão gravadas como padrão para esse usuário logado no sistema, caso contrário o padrão é por empresa/filial.

- Configurar E-mail: Na tela do programa edi300d6, se marcada opção Validar data vencimento fatura menor que data parâmetro e configurados campos para envio de e-mail, o sistema faz validação entre da Data da fatura do XML e a data do parâmetro do sistema e se esta for menor, envia e-mail ao destinatário configurado, informando.

Mov055:



Nesta tela, além de acessar a Importação do XML, é possível Cancelar Documento importado, Gerar Documento (se não for marcada opção para chamar o programa de geração do documento ao final da importação), e verificar os itens importados se possuem ou não Pedido de Compra associado, e com isso baixar os pedidos para os itens que têm associação.