Alterações referente a ECD (Escrituração Contábil Digital) Versão 3.00
1 - Objetivo
Apresentar as melhorias realizadas no Consultor´s referente a Versão 3.00 do layout da ECD (Escrituração Contábil Digitar) e da FCONT.
2 – Instrução/Orientações
Na nova versão do ECD (Ano Referência 2014) que será entregue até 30/06/2015, foi adotado um novo plano de contas referencial, sendo o mesmo que a ECF - Escrituração Contábil Fiscal (e-Lalur, DIPJ), que será entregue até 30/09/2015. Contudo, para quem gera o arquivo do FCONT continua válido o mesmo plano referencial (ano referência 2013).
Com as melhorias no Consultor´s é possível trabalhar com os 2 planos de contas referenciais (do ECD/ECF e FCONT).
Para isso, deve ser executado o programa CTB056D1. Esse programa irá mover o De-> Para atual para outra tabela (a fim de gerar o FCONT), e também importar o novo plano.
Arquivo:Ecdv3 1.jpg.jpg
Na tela do programa irá solicitar um caminho para importar. Deve ser informado o diretório recursos\tabelas onde está instalado o PVA do ECD. Como padrão é instalado na pasta “C:\Arquivos de Programas RFB\Programas SPED\SpedContabil\recursos\tabelas”. Caso necessário, altere esse caminho.
Importante:
Verifique se o PVA do ECD está instalado na máquina, e se possui a versão mais atualizada (Atualmente está na versão 3.1.18).
Deve ser marcada a opção “Exportar o Plano de Contas Referencial atual para FCONT antes de importar o novo”, pois caso contrário não será possível gerar o arquivo do FCONT com o plano referencial antigo.
Referenciando novamente o plano de contas para o ECD:
Acessar pelo menu Geral:
- Contabilidade -> ECD - Escrituração Contábil Digital -> Manutenções -> Manutenção Rápida do Plano de Contas (ctb003d6).
Arquivo:Ecdv3 2.jpg.jpg
Clicar no botão para visualizar os dados e informar a Referência SPED e Natureza Sped. Não é necessário referenciar todo o plano de contas de uma só vez. É possível confirmar a tela a qualquer momento, que ao entrar novamente no programa irá trazer as contas já referenciadas.
Atenção: Para as contas que fazem parte do patrimônio líquido, mesmo fazendo parte do grupo do passivo (geralmente grupo 2), na coluna da Natureza SPED deve ser informado “Patrimônio Líquido”.
Observação: A conta referencial (coluna Referencia Sped) é obrigatória somente para as contas analíticas, mas o campo “Natureza Sped” deve ser gerado também para as sintéticas. Por isso também deve ser referenciado. No exemplo da imagem acima, sugerimos informar para todas as contas sintéticas do ativo a conta referencial 1, todas as contas sintéticas do passivo o código 2, e todas as contas sintéticas de resultado o código 3.
Outra possibilidade de informar a conta referencial é diretamente dentro do cadastro do plano de contas (ctb003), no botão “ECD – Conta Referencial”.
Exemplo de Link para arquivos disponibilizados:Primeiro informar o endereço do link no Downloads, depois o nome do arquivo que irá aparecer na Wikiedif.rar