Painel de controle XML

De Wiki CGI Software de Gestão
Edição feita às 10h19min de 26 de novembro de 2012 por Administrador (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

1. Objetivo
Orientar aos usuários do sistema Consultor's referente nova ferramenta para controle dos xml.

2. Descrição do processo

2.1 Manutenção:
A partir da liberação do módulo xmlnfe é permitido a utilização desta ferramenta.

Configuração dos parâmetros da nfe – nfe002d
A configuração para importação automática dos XML internos é feita através do parâmetro da NFE – nfe002d, botão “Painel de Controle NFE – nfe014d conforme figura abaixo.



OBS: Marcar a opção “Armazenar Arquivos XML – Nfe em banco de dados” para que as notas emitidas fiquem automaticamente gravadas no Painel de Controle XML.

Clicando no campo selecionado em vermelho irá abrir a tela a seguir:




Diretório para importar: diretório onde deverão ser salvos todos os xml (procnfe) a serem importados no painel de controle. Se Linux: informar estrutura do diretório.

Mover arquivo para: diretório onde serão salvos todos os xml após importados para o painel de controle.

Email responsável: e-mail ao qual será enviado a informação de que uma nota eletrônica que já consta no banco de dados foi cancelada.

Período cancelamento: período para o sistema avisa que a nota foi cancelada. Não pode ultrapassar 7 dias ou 168 horas.

Layout RTM: caminho para informar layout utilizado na impressão de notas eletrônicas emitidas na versão 1.0.

Transformação XTR: caminho para informar a tranformação xtr utilizada na impressão de notas eletrônicas emitidas na versão 1.0.


Após realizada esta configuração inicial poderá ser utilizado o programa de manutenção dos xml conforme será orientado a seguir:



  • * XNFE001
    Menu: Faturamento – Painel de Controle XML – Manutenção – Painel de Controle – Arquivos XML



    Neste programa você pode visualizar os XML de origem externa e interna escolhendo esta opção no filtro.

    * Opções do filtro - Filtrar por arquivo: OBS: ao escolher uma opção de filtro somente ficará habilitado os campos disponíveis para a mesma. Ex: ao filtrar pela chave somente ficarão habilitados os campos “Chave NFe”, “Origem NFe” e “Tipo de Arquivo”. Chave NFe: filtrar pela chave de acesso. Número NFe: filtrar pelo número do documento. Do Fornecedor: filtrar pelo código do fornecedor do Consultor´s. Origem NFe: Neste botão você escolhe se quer visualizar os xml internos ou externos. Tipo Arquivo: quando o xml for de origem externa somente poderão ser visualizados os procnfe. Se o xml for de origem interna poderá ser visualizado qualquer tipo de arquivo (procnfe, proc-rec, env-lot, nf-e, rec). Da Dt Movto: data de movimento da importação do arquivo no banco de dados. Da Dt. Emissão: data de emissão da nota fiscal eletrônica Situação NFe: permite selecionar nfe autorizadas, canceladas, inutilizadas ou todas. CNPJ/CPF: permite filtrar pelo CNPJ/CPF do fornecedor. - Filtrar por documento já vinculado: OBS: este filtro somente irá funcionar para xml interno ou externos quando já estiver vinculado a um documento. OBS: Esta opção é válida somente para arquivos de origem interna Empresa: empresa a ser pesquisa Filial: filial a ser pesquisada Destino: destino do xml Documento: documento a ser pesquisado
  • Arquivos XML Nfe: Origem NFE Externa: Arquivos xml nfe: automaticamente todos os procnfe que forem incluídos na parametrização feita no nfe014d serão importados para esta tela. No momento da importação já é consultado o status do mesmo na receita e alimentado o campo “Situação NFE”. Após realizado este processo o sistema permite que sejam realizados diversas manutenções como: Enviar email: é aberta a tela do nfe010d que permite o envio do xml por email. Vizualizar XML: permite a visualização do xml. Consultar NFe Governo: clicando neste botão será aberta a tela de consulta da Nota da Receita Federal, basta da um “CTRL C” no campo chave e automaticamente a chave da nfe a ser consultada será colada no campo correspondente. Consultar Situação da NFE: o sistema consulta a situação da nota na Receita e retorna a mensagem com a situação da nota:

    Informacao



    Consulta Situação da NFe.
    Chave NFe: 43100306864481000160550010000024310000024318
    Motivo: 100 - Autorizado o uso da NF-e


    História XML: é possível vizualizar toda a história do xml desde a sua importação.

    OBS: todas as funcionalidades estão disponíveis clicando no xml com o botão direito do mouse.


    * Arquivos XML Nfe: Origem NFE Interna:

    Arquivos xml nfe: automaticamente, ao gerar uma nota pelo Consultor´s, o xml é salvo no Painel de Controle com a situação atualizada. Após realizado este processo o sistema permite que sejam realizados diversas manutenções como:

    Imprimir DANFE: é impresso o danfe com o mesmo layout configurado nos parâmetros da nfe – nfe002d.

    Imprimir DANFE – PDF: é impresso o danfe pdf.

    Enviar email: é aberta a tela do nfe010d que permite o envio do xml por email.

    Vizualizar XML: permite a visualização do xml.

    Consultar NFe Governo: clicando neste botão será aberta a tela de consulta da Nota da Receita Federal, basta da um “CTRL C” no campo chave e automaticamente a chave da nfe a ser consultada será colada no campo correspondente.

    Consultar Situação da NFE: o sistema consulta a situação da nota na Receita e retorna a mensagem com a situação da nota:


    Informacao



    Consulta Situação da NFe.
    Chave NFe: 43100306864481000160550010000024310000024318
    Motivo: 100 - Autorizado o uso da NF-e


    OBS: todas as funcionalidades estão disponíveis clicando no xml com o botão direito do mouse.


  • * Exclusão XML externo: Foi incluída opção para excluir xml externos que já estavam importados. Para que esta opção funcionar é necessário incluir o autorizador “Excluir arquivo XML do banco de dados” na tela do autorizadores: Tabelas de implantação – Definição Consultor´s - Autorizadores (ger068)
  • * Programa XNFE007d – Importação NFe Consultor´s: Este programa permite a importação de todos os xml internos que a empresa já emitiu.



    Filial: informar a filial dos xml a serem importados. Série: informar a série das notas dos xml a serem importados. Diretório: informar o diretório onde se encontram os xml a serem importados. Diretório Importados: informar o diretório para onde serão removidos os xml a serem importados. <li: * Geração do documento através do edi300d Foi criada uma opção no edi300 que permite importar o xml que já está no banco de dados para geração do documento: Ao cliclar na opção “xml” (circulada em vermelho) irá abrir a tela do xnfe001 onde será possível exportar o xml para geração do documento. Após realizar a geração o número do documento ficará veiculado ao xml. Demais processos referente ao edi300d não foram alterados.