Manual Fichas de Compensação e Cobrança Eletrônica
1. Fichas de compensação – car045r
Programa para emissão das Fichas de Compensação.
1.1 Informações essenciais para emissão das Fichas de Compensação
É muito importante que todos os campos correspondentes a banco, agência e conta estejam preenchidos para emissão correta das Fichas de Compensação.
Banco:
Agência:
No programa ger016d – Banco tem o botão “Ocorrências” que permite o cadastro das ocorrências para o retorno da Cobrança Eletrônica. Neste programa também devem ser cadastrados os históricos para o retorno da cobrança e baixa automática das duplicatas e integração com a contabilidade se houver decisão cadastrada para estes históricos. Os campos de Layouts podem ser preenchidos para buscar automaticamente o layout correspondente a cada situação.
Os campos “Bco para Dígito” e “Número Bco” devem estar preenchidos para emissão correta das Fichas de Compensação, remessa e retorno da cobrança, estas são informações de grande importância.
1.2 Atualização do Nosso Número
A cada Ficha de Compensação emitida, a seqüência do nosso número é gerada seguindo a informação que consta no campo “Nosso Nº” localizado no cadastro da conta (ger019d). Esse campo está sempre atualizado conforme a última seqüência emitida, ou seja, busca para cada duplicata o último nosso número da conta do banco mais um.
Conta:
1.3 Impressões Podem ser utilizados formulários pré-impressos, fornecidos pelo Banco, com controle da seqüência do Nosso Número também pelo Banco ou pode ser impresso em folha branca (A4) com o controle da seqüência do Nosso Número pelo próprio cliente.
As Fichas de Compensação emitidas em folha branca são geradas pelo Report e para impressão em formulário pré-impresso é utilizado um layout que o próprio usuário pode montar ou alterar com um editor de textos, utilizando as variáveis relacionadas no arquivo car045r.lay.
Antes da emissão das Fichas de Compensação, os layouts devem ser homologados, aprovados pelo banco correspondente.
1.4 Emissão das Fichas de Compensação
Definição dos campos:
Filial: informe o nº da filial da duplicata.
Grupo: Informe o código do grupo de tipos de documento
Do Cliente: informe o intervalo de código de cliente
Da Fatura: informe o intervalo de nº da fatura
Da Emissão: informe intervalo de data das faturas
Banco: informe o código do banco para emissão das Fichas de Compensação (banco da fatura)
Layout: informe o nome do layout a ser utilizado para emissão das Fichas de Compensação
Agência/Dígito: informe o código da agência e dígito para emissão das Fichas de Compensação
Conta/Dígito: informe o código da conta para emissão das Fichas de Compensação.
Posto: campo utilizado somente para emissão de Fichas de Compensação para o Sicredi e se informado quando da emissão de Fichas de Compensação para outros bancos, não interfere nas informações geradas. Essa informação deve ser fornecida pelo banco quando do cadastramento da conta pela empresa.
Convênio: informação específica para o Banco do Brasil e para os outros bancos deve ser informado o código do cedente, normalmente é o nº da conta. No caso da Caixa Econômica Federal é padrão informar o código 870.
Carteira: informação proveniente da conta (preenchida automaticamente quando informada a conta), porém também pode ser informada ou alterada no momento da emissão das Fichas de Compensação. Essa informação deve ser fornecida pelo banco quando do cadastramento da conta pela empresa.
Taxa Mensal: informação proveniente da conta (preenchida automaticamente quando informada a conta), porém também pode ser informada ou alterada no momento da emissão das Fichas de Compensação. Se este campo estiver preenchido e a opção Calcular taxa diária estiver marcada, o sistema efetua automaticamente o cálculo do juro diário (valor da duplicata x % informado / 30) e se houver variável correspondente no layout utilizado, vai imprimir esta informação nas Fichas de Compensação.
Nosso Número Inicial: informação visual da seqüência do nosso número proveniente da conta.
Opções:
Gerar o nosso número: esta opção somente é habilitada quando o banco informado é o Banco do Brasil e deve ser marcada para geração correta do nosso número.
Atualiza banco na duplicata: Opção específica. Quando marcada esta opção pode-se gerar boletos para um banco diferente do banco da duplicata.
Não gravar o banco na duplicata: Opção específica. Só habilita quando marcada a opção “Atualiza banco na duplicata. Se marcada esta opção a duplicata permanece com o código do banco gerado na fatura mesmo que o boleto tenha sido gerado para um banco diferente.
Listar a ficha pelo saldo: considera o saldo das duplicatas para emissão das Fichas de Compensação.
Só duplicatas com saldo: só considera as duplicatas que ainda possuem saldo.
Calcular taxa diária: se esta opção estiver marcada e o campo Taxa Mensal estiver preenchido com um percentual qualquer (diferente de zero), o sistema efetua automaticamente o cálculo do juro diário (valor da duplicata x % informado / 30) e se houver variável correspondente no layout utilizado, vai imprimir esta informação nas Fichas de Compensação.
Editar Layout Report: permite editar layouts do Report (.rtm) para manutenções.
Imprimir Layout Report: quando esta opção estiver marcada a impressão é direta, sem mostrar na tela o boleto gerado.
Continuar no programa: quando esta opção estiver marcada, após a geração de um boleto, ao fechar o editor, o programa car045r2 permanece aberto permitindo continuidade no processo de geração de novos boletos.
No botão Avançado tem a opção Atualiza nosso número e essa opção deve estar SEMPRE marcada, caso contrário irá gerar todas as Fichas de Compensação com o mesmo Nosso Número. Este programa possui controle do nosso número da duplicata, para quando houver mais de um usuário emitindo as fichas de compensação ao mesmo tempo, evitar a duplicidade dos mesmos.
Na tela do programa car045r3, é possível realizar todas as configurações necessárias por banco e por usuário, restringindo quais os bancos podem ser utilizados para cada usuário e as opções necessárias para cada banco.
Esta é a Ficha de Compensação entregue para o cliente efetuar o pagamento através das agências bancárias.
Contatos Bancos:
Banco do Brasil E-mail: cso.curitiba.convenio@bb.com.br Telefone: 0800-7290500
Banrisul E-mail: atendimento_sistemas@banrisul.com.br Para o teste da emissão de Fichas de Compensação pela empresa, deve seguir os seguintes passos: - Enviar 10 Fichas de Compensação impressas pela empresa documento (físico). - Uma relação de 100 nossos números seqüenciais com dígito verificador calculado. OBS: O envio pode ser por sedex para R Caldas Júnior,120 10 andar- P.Alegre RS CEP: 90018900 Atendimento Suporte A/c Xavier/Margit,ou pelo malote da agência mantenedora da conta da empresa. Fone: (51) 3215-3218
Bradesco (a empresa deve ver junto à agência local o procedimento para testes).
CEF (a empresa deve ver junto à agência local o procedimento para testes). Obs.: está em fase de desenvolvimento e homologação.
HSBC (a empresa deve ver junto à agência local o procedimento para testes).
Sicredi E-mail: teste_convenios@sicredi.com.br Fone: (51) 3347-8000
Layouts homologados e disponíveis:
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
CEF
HSBC
Sicredi
2 Cobrança Eletrônica
2.1 Geração do arquivo – car073d
Nesta tela são informados os dados referentes à geração do arquivo de cobrança bancária.
Este programa permite gerar arquivo de cobrança eletrônica, contendo os dados das duplicatas a serem pagas pelo clientes.
É possível selecionar as duplicatas não enviadas, já enviadas ou todas.
Preenchendo os campos e acionando o botão OK, abre a tela do programa car073d3, que mostra todas as duplicatas da seleção informada no filtro, demonstrando o saldo da duplicata e um totalizador, para que se possa saber o valor total que será enviado ao banco.
O arquivo é gerado através do gerador de relatórios, a partir de um layout que o próprio usuário pode montar ou alterar com um editor de textos, utilizando as variáveis relacionadas no arquivo car073d.lay e conforme o manual de cada banco.
Geração do arquivo cobrança eletrônica
2.2 Relatório de remessa – car074r
Emite o relatório da remessa da cobrança eletrônica. Este relatório destina-se à conferência dos registros (duplicatas) gerados no arquivo para cobrança eletrônica através do programa CAR073D – Cobrança Eletrônica.
2.3 Geração de alteração – car730d
Nesta tela são informados os dados referentes a geração da alteração da cobrança eletrônica.
Este procedimento permite enviar ao banco alterações a serem feitas nas faturas já enviadas para cobrança eletrônica.
O arquivo é gerado através do gerador de relatórios, a partir de um layout que o próprio usuário pode montar ou alterar com um editor de textos, utilizando as variáveis relacionadas no arquivo car730d.lay.
2.4 Retorno cobrança eletrônica
Programa que realiza a leitura do arquivo de retorno da cobrança eletrônica do banco, atualizando (gerando os pagamentos das respectivas duplicatas) conforme os históricos de baixa informados ou apenas integrando valores em posições específicas na contabilidade sem fazer a baixa da duplicata. Neste programa são visualizadas as Ocorrências de Baixa e de Protesto cadastradas no banco informado no campo Cód. Banco. É possível fazer a alteração das ocorrências sem alterar as informações cadastradas no banco. Estas alterações serão válidas para o arquivo corrente.
Acionando-se o botão Avançado, é possível definir por Ocorrência/Carteira/Filial, para qual histórico será feito o lançamento na contabilidade, do valor especificado no intervalo, para qual filial será feito o lançamento de contrapartida deste histórico, e ainda, se será efetuada a baixa da duplicata ou apenas o lançamento na contabilidade. Quando é importado um mesmo arquivo de retorno bancário mais de uma vez, e este tiver um pagamento parcial de uma duplicata, ao importar pela segunda vez, o registro será importado novamente gerando dois registros de pagamento. Para tentar evitar esse problema, o sistema passará a mostrar mensagem quando processar um registro de pagamento e já existir outro registro de pagamento cadastrado no banco de dados com a mesma data e o mesmo valor. Na mensagem haverá uma pergunta de confirmação ou não da importação do registro, então você decidirá se importa ou não, isso será possível, porque na geração do registro de pagamento (baixa) no campo observação será informada a data do arquivo e assim o sistema só conseguirá fazer esta verificação consultando esta informação de data gerada no campo observação, portanto não deve ser removido de lá.
Opções:
Baixar somente o valor do título: opção para baixar somente o valor da duplicata, não considerando os demais valores como, por exemplo, juros, descontos, taxas, etc..
Desconto somente sem devolução: se tiver devolução ignora o desconto.
Gerar lote: gera os lançamentos na contabilidade conforme o nº de lote e data especificada na tela.
Caixa/ Histórico: se informado nº do caixa e histórico, gera lançamentos automáticos no Caixa Financeiro.
Mover Ocorrências para Banco: é possível modificar o banco da duplicata conforme a ocorrência em que o título está registrado no arquivo.
Botão Opções:
- Considerar valor de correção como juros: com esta opção marcada considera os valores do campo “Correção” como “Juros” para integração no CAR e se houver decisão de integração com a CTB, também integra conforme a decisão.
- Duplicata da empresa pelo nosso número: Marque para buscar a duplicata pelo nosso número independente da filial.
2.5 Relatório retorno cobrança eletrônica – car075r
Emite o relatório do retorno da cobrança eletrônica. Este relatório destina-se à conferência dos registros (movimentos/confirmações de entrada) do arquivo de retorno da cobrança eletrônica remetido pelo banco.