Valores de IRRF para DARF
Para o que é utilizado?
O programa adm197r - Valores de IRRF para DARF é utilizado para gerar os valores a serem pagos da DARF, referente ao imposto de renda retido dos empregados, conforme a data de pagamento informada no filtro, independente do tipo de cálculo gerado para o empregado .
Como utilizar?
O menu para acesso ao programa adm197r - Valores de IRRF para DARF está disponível em: Administração > Relatórios > Movimentação > Valores de IRRF para DARF conforme mostra a imagem abaixo.
OBSERVAÇÃO: Conforme orientação da RFB o recolhimento de tributos de IRRF deve seguir o regime de caixa, portanto, este relatório nao traz a opção de geração por competência, independente da opção marcada na tela de parâmetro geral do sistema. Desta forma, observe que os valores emitidos neste relatório podem não ter cruzamento com valores listados em relatórios como adm043r Relação de eventos ou adm071r - Totais da folha, pois ambos trabalham em regime de competência. Para deixar claro, este relatório pode listar valores de folhas anteriores, caso a empresa pague ate o 5 dia util do mes seguinte, ou valores da proxima folha, no caso de ter empregados com retenção que sairam de ferias no inicio do mes. Por exemplo, se a empresa paga no 5 dia util, ao listar o relatório para o mes de FEVEREIRO, com vencimento em 20 de MARÇO, vai estar gerando na verdade a folha de pagamento de JANEIRO mais os valores de férias e rescisões PAGAS no mês de FEVEREIRO.
Além disso existe a situação de o empregado ter na rescisão, IRRF retido sobre os eventos da rescisão e também sobre os eventos do 13 proporcional na rescisão. Neste caso, o ideal é que sejam geradas guias separadas, com o código de retenção 0561 mas com uma guia para cada valor retido. Este processo é muito útil no fim do ano, quando vai ser feita a DIRF. Como o 13 tem tributação exclusiva, ele vai ser listado na DIRF, no "mês 13". Se você fizer apenas uma guia com os dois valores, vai ter que, no fim do ano, tirar relatórios do sistema para diferenciar nesta guia o valor correspondente ao valor retido para rescisão e para 13. Portanto, é uma boa prática fazer guias separadas para cada situação.
Ao acessar o programa, o usuário irá visualizar a seguinte tela, conforme imagem abaixo.
Para geração do relatório com os valores de IRRF descontados dos empregados, devem ser seguidas as instruções abaixo.
|
|
|
Código de retenção | Neste campo deve ser selecionado o código de retenção para geração da DARF. Existem duas opções disponíveis, 0561 para empregados e 0588 para terceiros. | 0561 - Empregados ou 0588 - Terceiros |
Data de pagamento | Informar a data de pagamento inicial e final para filtrar. Este relatório não da opção de geração de valores por competência. Sempre que se tratar de imposto de renda o filtro deve ser feito por pagamento | De 01/01/2017 Até 31/01/2017 |
Após informados os parâmetros e filtros para cálculo das diferenças deve ser clicado no botão confirmar e aguardar o fim do processamento do relatório. Após o processamento o sistema gera automaticamente um relatório na tela para o usuário pode imprimir e conferir, conforme modelo abaixo.
Cabe salientar que, um empregado pode ter mais de uma linha no relatório. Isso ocorre quando o mesmo tem mais de um pagamento no período, com retenção de IRRF. Esta situação pode acontecer no caso de ter folha e 13, folha e férias, folha e rescisão no mes. Neste caso o sistema vai gerar mais de uma linha para o empregado, conforme destacado na imagem abaixo.