Importação do Movimento Variável

De Wiki CGI Software de Gestão
Ir para: navegação, pesquisa


Para o que é utilizado?

O programa adm155r - Nome do Programa é utilizado para importar valores de um determinado evento para múltiplos empregados ao mesmo tempo. Sua utilização é indicada quando a empresa recebe arquivos de outras entidades, que enviem dados para serem lançados na folha de pagamento (farmácia, mercado, empréstimo bancário, etc).

Como utilizar?

O menu para acesso ao programa adm155r - Importação do Movimento Variável está disponível em: Administração > Manutenção > Importação/Exportação conforme mostra a imagem abaixo.

Acesso155r.png


Após acessar o programa irá abrir a seguinte tela, conforme imagem abaixo.

Adm155r.png


Importar Arquivo por Layout

Campo
Descrição / Comentário sobre os campos
Exemplo de Preenchimento
Layout Neste campo o usuário irá informar a descrição do layout que irá usar, onde se der duplo clique o usuário será redirecionado para uma tela padrão, onde nesta tela irá cadastrar o layout (Verifique abaixo, modo de estruturar o arquivo do layout). MovtoVariavel
Evento Campo para informar o evento que será importado. 20 - Horas Extras 50%.
Data Competência Será preenchido neste campo, a competência em que deve ser calculado este movimento variável. 31/08/2015.
Importar De É neste campo que informa o diretório em que se encontra o arquivo que será importado para o sistema. C:\admrh\arquivos\movimentosVariaveis
Automático Campo onde o usuário irá definir o modo que este movimento variável será calculado, no momento em que calcular a folha. O automático tem o seguinte funcionamento: Se informar automático "Sim", o sistema simplesmente vai pegar os dados que foi incluído no movimento variável e jogar para o movimento calculado do empregado. Utilizando o automático "Não", o sistema baseado nos dados informados no movimento variável, irá depender de um procedimento para executar o cálculo. NÃO.
Somar/Sobrepor Estas duas opções funcionam da seguinte forma. Se o empregado já tem em seu movimento variável determinado evento, e o usuário que for importa o arquivo, estiver importando o mesmo evento, utilizando a opção "Somar", ele vai pega o registro atual e somar mais o valor importado, e utilizando a opção "Sobrepor", usando o mesmo exemplo de que o empregado tenha já um movimento no variável e esteja importando o mesmo evento no arquivo, mas com a opção sobrepor, ele vai substituir o movimento atual. Por exemplo, o empregado tem convênio com duas farmácias que é descontado no mesmo evento, para importar o valor de cada uma, deve ser importado dois arquivos. No primeiro arquivo deve ser usado a opção sobrepor, onde irá ficar com o valor atualizado de um convênio, mas para acrescentar o valor do outro convênio, o usuário deve importar o arquivo, mas usando a opção "somar", que dai ele pega o registro que foi importado com a opção "sobrepor", e soma os valores, formando somente um evento com o valor total dos dois convênios.
Importar para empregados em afastamento Marcando esta opção, o sistema também irá atualizar o movimento variável dos empregados que tiverem afastados. Por exemplo, um empregado está afastado por auxílio doença, e o mesmo tem convênio com a farmácia, então mensalmente tem que discriminar na folha dele, o valor a ser descontado, para quando o empregado voltar a exercer a sua atividade, a empresa efetue este desconto.


Estrutura do Arquivo

No registro do layout pode-se usar as seguintes variáveis, que devem ser informadas tantas vezes quanto for o tamanho do campo. Ex.: CCCCCCCHHHHHVVVVVVVVVVVV

ponto(.) ou zeros(0) - Ignora a posição.
C - Código do empregado.
H - Número de Horas a serem importadas que sempre serão divididas por 100.
Deve vir sem ponto, vírgula ou qualquer outro separador.
N - Nome do empregado, usado somente no relatório.
P - CPF do empregado, para poder importar o movimento pelo CPF quando não
arquivo no tiver o código do empregado.
Q - Quantidade a ser importada. Pode ser o número da parcela do empréstimo
ou qualquer outra quantidade que se deseja importar para o movimento.
V - Valor do movimento a ser importado, que sempre será dividido por 100.
Deve vir sem ponto, vírgula ou qualquer outro separador.


Ao dar Zoom no campo "Layout" no programa adm155r, ele irá abrir a seguinte tela padrão, onde deve ser cadastrado somente uma descrição e a "estrutura" do arquivo, conforme orientações das variáveis acima.

Telapadrao.png



Importar Arquivo por Delimitador

Os campos: Evento, Data Competência. Importar De, Automático (Sim/Não), Somar/Sobrepor e Importar para empregados em afastamento, devem ser preenchidos também, da mesma maneira de quando importa o arquivo por layout, onde a definição destes campos estão disponíveis na tabela da importação por layout. A diferença de importar por delimitador, é que a estruturação será diferente, conforme tabela abaixo.

Campo
Descrição / Comentário sobre os campos
Exemplo de Preenchimento
Delimitador Este campo refere-se ao caractere que irá separar uma coluna de outra, por exemplo, entre a coluna do valor a ser importado e o código do empregado. ";" (ponto e vírgula).
Entrada do código da empresa Este campo e os demais abaixo, conforme o número informado em cada campo, irá corresponder a coluna dentro do arquivo. Por exemplo, eu informei neste campo o número 1, quando o sistema for ler o arquivo importado, na primeira coluna ele entenderá que o valor que estiver nela, é correspondente ao código da empresa. 1.
Entrada do CPF do empregado a ser importado Campo para informar o número da coluna dentro do arquivo correspondente ao CPF do empregado. Deve ser usado o CPF no arquivo quando não for informado no mesmo, o código do empregado. 2.
Entrada do valor a ser importado Neste campo deve ser informado o número da coluna no arquivo, correspondente ao valor a ser importado ao movimento variável. 3.
Entrada do código do empregado Campo que deve indicar a coluna do arquivo, correspondente ao código do empregado. 4.
Entrada do PIS a ser importado Caso no arquivo não tenha identificado o empregado pelo código nem o CPF, pode ser identificado pelo PIS, onde informa neste campo, o número da coluna correspondente ao campo do mesmo. 5.
Entrada do valor das horas a ser importado Caso não tenha informado no arquivo alguma coluna com o valor a ser importado, o usuário identifica através deste campo, o número da coluna correspondente as horas do movimento variável, que a partir delas, o sistema irá gerar um valor. 6.


OBS.: Nos campos em que não é necessário, informar algum dado, basta deixar com o valor 0 (zero), que o sistema irá ignorar o campo.